É fato que Brasil ainda vive no século XIX quando o assunto é saneamento básico. Metade da população do país não tem acesso a esgotamento sanitário e a universalização dos serviços está ainda distante, especialmente se compararmos os índices brasileiros com os observados em nações com padrões de desenvolvimento econômico semelhante.

A ausência desses serviços causa diversos impactos à qualidade de vida da população e aos demais setores da sociedade como um todo, comprometendo o desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, com o objetivo de aperfeiçoar seus mecanismos de atuação e contribuir significativamente para melhorar as condições ambientais e garantir um futuro sustentável, o setor de saneamento tem ganhado cada vez mais destaque no país.

Graças a isso, as empresas privadas do ramo ficam em evidência pelo seu potencial de investimento e postura inovadora, capazes de prestarem serviços com tecnologia de ponta e qualidade para que o panorama atual se transforme.

Pensando nisso, mostraremos neste artigo os impactos do saneamento, destacando como a BRK Ambiental trabalha em prol do aumento da qualidade de vida e garantia de um futuro mais sustentável para o país. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Afinal, quais são os impactos do saneamento para um futuro sustentável?

Em primeiro plano, é importante destacar a definição de desenvolvimento sustentável, que consiste no desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem esgotar os recursos futuros.

Diante disso, promover o avanço econômico, social e ecológico sem prejudicar o meio ambiente é um desafio na atualidade. O Head de Sustentabilidade na BRK Ambiental, Carlos Almiro Melo, afirma que “quando olhamos o conceito de sustentabilidade e o que é um país dito desenvolvido no ponto de vista sustentável, percebemos que temos um país que consegue ter um bom nível de atividades econômicas, consegue empregar bem seus fatores (emprego, uso de tecnologia, geração de renda) e, ao mesmo tempo, tem justiça social e um bom nível de qualidade ambiental”.

De modo geral, o saneamento cruza os três pilares citados: atividades econômicas, serviços essenciais e igualdade social. Portanto, a ausência dos serviços de saneamento, que incluem sistemas de esgoto, coleta de rejeitos, reciclagem, direcionamento das águas pluviais, entre outros, pode gerar impactos significativos na saúde, educação, renda e, obviamente, qualidade ambiental.

Sem o acesso a esse serviço essencial, a qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável são afetados, aumentando assim a propagação de doenças, enchentes, efeitos do aquecimento global, poluição do meio ambiente e os prejuízos para a saúde pública e para a economia.

Um exemplo dado pelo Head de Sustentabilidade da BRK é de que “a população sem acesso ao serviço de esgoto está adoecendo mais. Se ela está adoecendo, consequentemente, não está trabalhando e reduziu sua produtividade. Portanto, isso gera um impacto direto no PIB.”

É evidente, portanto, a importância desse serviço público essencial, que impacta todas as esferas da sustentabilidade, demonstrada por meio de dados da pesquisa “Mulheres e Saneamento”, em que uma mulher sem acesso ao saneamento tem um atraso escolar 17% maior do que as outras.

 Qual é a importância da universalização do acesso ao serviço?

As ações de saneamento que visam a preservação ou alteração das condições do meio ambiente tornam possível a garantia da qualidade de vida da população, uma vez que interferem nas questões econômicas, ambientais, e na promoção da saúde.

Os índices adequados de saneamento, além de reduzir a proliferação de doenças e a degradação do meio ambiente, proporcionam melhores indicadores na educação, renda, saúde e no lazer. Ou seja, os impactos do serviço são positivos e contribuem para o futuro sustentável.

Diante da preocupação com o cenário atual de mudanças climáticas e da ausência de acesso à água potável e outros serviços de saneamento básico para grande parte da população, foram estabelecidas metas e objetivos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável.

Com isso, a ONU busca garantir uma vida saudável e promover o bem-estar da população, incentivando a universalização do acesso ao saneamento — fator essencial para um futuro sustentável.

De que forma a BRK Ambiental contribui para um futuro sustentável?

Sem dúvida, é possível afirmar que a universalização do saneamento é uma condição vital para a saúde, o meio ambiente e a sociedade como um todo. Nesse caso, os investimentos no setor proporcionam diversos benefícios às gerações futuras, por meio da prestação de serviços por empresas especializadas.

A BRK Ambiental, por exemplo, é responsável por mudar a realidade de diversos municípios no país. Palmas, no estado do Tocantins, Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e Blumenau, em Santa Catarina, se destacam pela mudança pelo saneamento. Todas essas cidades perceberam melhorias nos indicadores ambientais, em que o tratamento de esgoto modificou a relação da população com os recursos hídricos locais, permitindo até a prática de esporte e lazer em rios e lagoas locais.

Mas implantar a infraestrutura de saneamento em uma cidade desenvolvida não é tarefa simples. Carlos Almiro afirma que “do ponto de vista estrutural, as obras de saneamento por si só já são impactantes. Isso quer dizer que, ao implantar uma obra, ela interfere no solo urbano de forma contundente. Se eu preciso abrir uma rua, então as obras de saneamento não são concentradas em um ponto, mas praticamente circulam pela cidade inteira. Isso, evidentemente, causa um transtorno para a população”.

Dessa forma, o que as prestadoras de serviços de saneamento fazem é conscientizar a população com relação à importância dessas obras e o impacto positivo que elas trazem para a cidade. A BRK faz isso de maneira lúdica e interativa, como é o caso da Nave BRK, projeto que leva educação ambiental por meio da realidade virtual, além das atividades culturais desenvolvidas, como o projeto Livro nas Praças, com suas bibliotecas móveis, e as apresentações teatrais.

Esses projetos mostram os impactos positivos do saneamento para conscientizar a população sobre a importância desse serviço. A maioria dessas atividades acontecem nas escolas, mas também em espaços públicos, como praças e bibliotecas. Ou seja, possibilita a propagação do conhecimento e das informações necessárias, fazendo com que as pessoas aprendam mais sobre saneamento.

Cabe ressaltar que a BRK Ambiental possui um programa de microcrédito focado para aquelas famílias de baixa renda que não apresentam condições financeiras para conectar suas casas à rede de água e esgoto ou até mesmo para adquirir serviços relacionados ao saneamento, como o banheiro em casa. Esse programa oferece um microcrédito para que as famílias consigam usufruir dos benefícios que o saneamento traz e possam viver com mais qualidade de vida.

Essas ações demonstram a preocupação da empresa com a saúde da população, com o desenvolvimento social permanente e com a questão ambiental, que contribuem significativamente para a garantia de um futuro mais sustentável. É importante investir nesses serviços para que os impactos positivos transformem a vida das pessoas.

FONTE: BRK AMBIENTAL